domingo, 23 de setembro de 2012

Em casa, com amor!...

Se perguntarem à minha mulher se gosta do que eu faço (BTT), invariavelmente responderá que gosta mas ... não ama. 
Odeia a minha bicicleta. 
E, sobretudo, vibra com as minhas quedas, como foi o caso de ontem.
Ontem, após o almoço decidi ir tomar café de bike. E, invariavelmente, quando chego aos Largos Mateus de Castro de Serpa Pinto, cego com as escadas que os contornam - Bem ontem a coisa correu mal, e já não é a primeira vez que tal acontece - atracção pelo abismo dirão vocês. Mas é mesmo essa atracção que, invariavelemente me conduz até lá.
Nada de grave: Apenas alguns "riscos" nos "cromados", que é como quem diz apenas algumas escoriações nas perna e braço direito do esqueleto. 

P.S. - Finalmente chegou a tão desejada chuva, que, aliás, fez com que eu hoje ficasse em casa e introduzisse este post...

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Aqui tão perto!

Ontem (Domingo) foi dia de voltinha domingueira. Esta de final de Verão.
Já estava a sentir alguma "necessidade" de uma voltinha destas!
Ontem pedalei "apenas" na companhia do Pedro Nuno, meu filho mais novo.
Como era a sua última oportunidade, antes do regresso às aulas ...
Tínhamos combinado efectuar o percurso longo da "Rota das Amendoeiras".
Mas para não ser repetitivo resolvi introduzir-lhe algumas alterações.
Como a restante família também tinha programa a coisa estava de jeito para um daqueles dias preenchidos a gosto: Sair bem de manhã, andar nas calmas, almoçar pelo caminho e regressar ao fim da tarde. Tudo sem estar dependente dos ponteiros do relógio ou de quaisquer compromissos.
A ideia inicial era almoçar, com toda a calma do mundo, em Barca de Alva e tanto podia ser uma fancesinha no "Chico" como um bom bitoque no "Guerra".
De véspera preparei o GPS (pilhas e trilho), a mochila com três "sandochas" e algumas peças de fruta (a merenda nunca pesa), óleo p/ a corrente e máquina fotográfica.
Assim, pouco passaria das 8,00 horas quando largámos em direcção à Serra da Marofa, onde não chegámos, flectindo antes em direcção à Vieira, Serra da Freixeda, S. Marcos, até acedermos à E.M. que liga Penha de Águia\Luzelos\Milheiro\Ponte Coa, rumando até Penha de Águia e daí directamente a Vale de Afonsinho.
Logo após Penha de Águia o Pedro apercebeu-se de que estava sem mudanças. O cabo do desviador de trás tinha rebentado.
Foi desta forma que pude constatar que me havia esquecido da minha bolsa de selim!...
Mas ainda deu para chegar a Vale de Afonsinho. Ali tentámos resolver a situação mas não foi possivel. Não restou outra alternativa se não ligar ao "carro da assistência". Lá conseguimos tirar o Filipe (meu filho mais velho) da cama para nos prestar o tal imprescindível apoio.
Só que o material que nos trouxe não serviu. Uns cabos eram curtos e outro, embora tivesse o comprimento desejado, era de espessura superior não o conseguindo "enfiar" no selector de mudanças. 
Não restou outra alternativa senão colocar as bikes nos suportes e regressar a casa.
Em casa alguma dificuldade em descobrir um cabo compatível. Eu sabia que existia pelo menos um só que não o conseguíamos descobrir!...
Afinal estava mesmo à frente do nosso nariz!...
Avaria solucionada pouco passaria das 11,00 horas. Como era relativamente "cedo" e estávamos equipados, acertámos que ainda daria para ir aquecer os pneus até Algodres (onde era dia de romaria - Sta Eufémia). Assim, por alcatrão, fomos de encontro ao percurso que havíamos deixado em Vale de Afonsinho de onde progredimos por trilho, entretanto, descoberto e que se viria a tornar bem agradável de percorrer.
Em Algodres paragem técnica no "Pego" para hidratação (dois cai-bem e uma mini) e reposição de energia, pois eu "triturei" uma das sanduiches que levava na mochila.
Como estávamos algo entusiasmados decidimos prolongar o percurso até Almendra, por trilho que se viria a revelar extremamente técnico, coincidente com as marcas da "GR do vale do coa".
Em Almendra, após curta conferência, decidimos ir até à "Sra do Campo", cuja zona envolvente contornámos, e onde nos detivemos por breves minutos, progredindo depois por largo estradão até bem junto da margem esquerda do Rio Douro, em direcção a Barca de Alva (onde não chegámos), por locais de rara beleza. 
Se até aqui a temperatura estava dentro dos parâmetros para a época, a partir daqui a situação complicou-se um pouco. A temperatura entre os vales andaria bem acima dos 30 graus, mas como ainda tínhamos as "botelhas" cheias decidimos arriscar por uma muito "looonnnnga" e sofrida subida, que de todo desconhecia e que nos haveria de conduzir até Escalhão, pelos Picões, onde chegámos a acusar a falta de água.
Em Escalhão paragem técnica para imperativa reidratação.
O restante do percurso foi feito pela EN 221 (embora no track surja um ligeiro desvio pela ponte romana sobre a Ribeira de Aguiar). 
Chegámos ao ponto de partida pelas 16,30 horas com cerca de 75 Km nas pernas e um valente empeno.
Mas como o prazer não tem limites!...

Altimetria:


Nota: No gráfico não consta a ligação F.C. Rodrigo/Vale de Afonsinho (+/- 9,2 Km)


Algumas imagens deste espectacular percurso:

(Serra da Marofa, fotografada da serra da Freixeda - a poente)

(Ao fundo as ruinas da aldeia "fantasma" de Colmeal)


(Pela Serra da Freixeda, em direcção ao S, Marcos)


(Penha de Águia, vista do S. Marcos)

(O carrasco do João "Picho" - Deve ser a arvore de maior porte nos limites do concelho de Figueira e está localizada a meio caminho entre Penha de Águia e Vale de Afonsinho, pela Sra. dos Caminhos)


(A imponente Igreja Matriz de Almendra)

(Ui que medo! cuidado com as feras!...)


(Junto ao pelourinho manuelino do antigo concelho de Almendra - Embora sabendo da sua existência, nunca tinha estado por perto)


(Na EN 332, em direcção à Sra. do Campo)

(Ermida da Sra. do Campo - local paradisíaco e de rara beleza, junto à Ribeira de Aguiar)


(Pelo estradão que nos levaria até bem perto de Barca de Alva - com o Douro à esquerda)


(Soberba paisagem do Douro com a Quinta da Canameira do outro lado do rio)


(Que bela varanda sobre o rio Douro)


(Apiário sobre as arribas do Douro)


(Penando a bem penar em direcção aos Picões - Escalhão)


(Na EN 221 à entrada de escalhão)


Os mais exigentes podem visualizar ou descarregar o TRACK aqui.