segunda-feira, 1 de abril de 2013

FUGINDO DA LAMA!

Quando há uns anos atrás, em plenas férias de Verão, fui convidado pelo Amaro a ir ver uma bicicleta de roda fina usada e já com uns bons anitos estaria, por certo, bem longe de imaginar que quem a iria adquirir seria precisamente eu. Tratava-se de uma PEUGEOT, em óptimo estado, toda equipada com material Shimano Ultrega e rodas Cosmic, da Mavic. A indiferença foi tal que não mais me lembrei daquele maquinão. Até que passados dois anos, exactamente numas férias de Verão, me entrou casa dentro quase sem prévio aviso. Por motivos que nem vale a pena aqui referir surgiu a oportunidade de a adquirir tendo-me custado exactamente 500 €. 
Nunca me entusiasmou verdadeiramente. 
As primeiras voltas serviram, no entanto, para demonstrar que aquilo não era máquina que se adequasse à minha fisionomia. O quadro era de tamanho XXL, passe o exagero.. A solução passaria pela aquisição de um quadro de tamanho compatível com a minha estatura, transferindo todo o equipamento do quadro original. E o resultado foi uma bela máquina, com 9 Kg de peso total (com pedais).
Ainda cheguei a fazer umas boas voltinhas, com alguns incidentes pelo meio, mas tenho que reconhecer que nos últimos anos tem andado bastante esquecida.
Agora que tenho companhia talvez a situação se altere um pouco. 
É certo que a transmissão tem uma relação que já não se usa e pouco adequada a montanha (pratos 38/52 e cassete 11/25), que para já vou manter. Vamos ver se futuramente se justifica um pequeno investimento num upgrade!...
 Ah! As mudanças de trás também estavam um pouco perras...


(Aqui está o resultado final - O pneu azul (de rolo) destoa um pouco!...)

Quanto à voltinha de Sábado passado (29 de Março), idealizada pelo "Ninja" foi do melhor. Pela companhia, pela paisagem duriense e, sobretudo, pelo empeno!
Aproveitando as tréguas que o S. Pedro nos concedeu, pois esteve um dia óptimo para a pratica da modalidade,  com a temperatura a rondar os 15\16 ºC ao grupo de Figueira, que para além de mim, era composto pelo Carlos Russo "Ninja", Pedro Tondela, Luís Santos (Chapeiro) juntou-se o Pedro Quelhas, um velho amigo de outras aventuras, que veio da Guarda para nos acompanhar.
A volta tinha por objectivo ligar Figueira a Vila Nova de Foz Coa, pela EN 332, em direcção ao Pocinho, Peredo dos Castelhanos, Urros, Ligares, Barca de Alva, Escalhão e, finalmente, Figueira de Castelo Rodrigo.
Relevo especial apenas para a longa "parede" de cerca de 4,5 Km com que nos deparámos na ligação  Pocinho\Peredo dos Castelhanos e para a qual a minha montada demonstrou não estar vocacionada.

Em resumo: Cerca de 100 Km de alcatrão com um acumulado ascendente de cerca de 2000 m, sem lama, feitos em muito boa companhia. 

A repetir.


Algumas imagens:

 (Na EN 332, logo a seguir a Vilar de Amargo)


(O Pedro Quelhas na Ponte sobre rio Coa, junto à foz)


(Saindo de Vila Nova de Foz Coa, em direcção ao Pocinho)


(Um belo pormenor da descida em direcção ao Douro)



(Engarrafamento na barragem do Pocinho!...)


(O 1.º reforço do dia, sobre a barragem do Pocinho)


(Na margem direita da barragem, sobre o rio Douro)

(Saindo de Ligares)

(Posando para a fotografia com o Douro aos pés!...)


(O "Sorro" apreciando a paisagem. Barca de Alva estava do outro lado, ao fundo)


(Barca de Alva)


(Sobre a ponte Sarmento Rodrigues, em Barca de Alva)


(Deixando Escalhão, nas proximidades de Figueira)


(Em Figueira, junto ao caramanchão do Largo Serpa Pinto)


Gráfico de altimetria:


Mais fotos aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário