segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

BTT SOLIDÁRIO - VALE DE AFONSINHO

Vale de Afonsinho já foi a freguesia mais pequena do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo em termos de área. Actualmente, em resultado de recente reordenamento administrativo, está agregada a Algodres e Vilar de Amargo formando a União de Freguesias com o mesmo nome.
Promovido com o intuito de angariar fundos para a compra de equipamento básico para o lar de idosos, a ADVA - Associação de Desenvolvimento de Vale de Afonsinho organizou este passeio solidário.
Estou em crer que superou as melhores expectativas. 
Sendo certo que a grande maioria dos participantes era oriunda do concelho, deve ser, no entanto, registada a presença de "bttistas" vindos de Almeida, Pinhel, Vila Nova de Foz Coa e de Mêda, num total a rondar os 50 praticantes.
A organização brindou-nos com um percurso bastante heterogéneo que se viria a desenvolver pelos limites territoriais das aldeias vizinhas de Quintã de Pêro Martins, Freixeda do Torrão, Vilar de Amargo e Algodres, em cerca de 43 Km, nalguns trechos coincidentes com a GR 22, bem agradáveis e onde os participantes tiveram a oportunidade de apreciar e conhecer todo um património natural e edificado esquecido, tantas vezes maltratado.
Lembro os muros de vedação em xisto, tão característicos desta zona, que separam os prédios rústicos, as casas típicas de balcão de Vilar de Amargo e de Algodres.
Do património de natureza destacaria a Faia Brava e toda a envolvente da Serra do Reboredo (Freixeda do Torrão), onde sobressai o castanheiro e o carvalho que lhe conferem uma beleza ímpar em qualquer época do ano e que me encanta de sobremaneira.
E que dizer das diversas fontes de mergulho que fomos encontrando ao longo do percurso. Lindíssimas a fonte da Devesa, nos limites da freguesia de Figueira ou a fonte românica da Pereira já dentro de Vilar de Amargo. Ambas a denotar longo esquecimento e desleixo.
Quantos deram por elas?
Destaque, ainda, para o espírito de solidariedade e entreajuda manifestado por toda aquela gente da aldeia, que tão bem conheço, e que com toda a simpatia nos souberam receber.
Diria que Vale de Afonsinho se engalanou para nos receber.
Nota mais para o excelente banho de água quente que a todos foi proporcionado nas instalações do futuro Lar de Idosos e que dificilmente se repetirão por motivos óbvios.

Algumas fotos:







































(Casa típica - Vilar de Amargo)


(Casa típica de balcão e alpendre, com dupla escadaria - Vilar de Amargo)


(Casa típica - Algodres)


(Fonte da Pereira - Vilar de Amargo)


(Fonte da Devesa - Figueira C. Rodrigo)


Video do passeio, produzido pelo Carlos Figueira:



Nota: Podem visualizar ou descarregar o TRACK aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário