segunda-feira, 23 de março de 2015

Pelos Trilhos da GR 14.1 (Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!)

Pela 2.ª vez no espaço de 15 dias estou a repetir o "Sendero del Agueda".
Depois de um Sábado agreste, todo ele dedicado às lides agrícolas, na limpeza (poda) dos castanheiros, confesso que as sensações para o dia de ontem não eram as melhores: O corpo pedia cama e, como se não bastasse, a manhã não se apresentava nada convidativa à prática da modalidade. A ameaça de chuva, aliada ao vento forte que se fazia sentir, não me impeliam a sair de casa.
Mas tinha-me comprometido e como sabia que o pessoal, vindo da Covilhã, não faltaria ao apelo da "CR BIKE STUDIO" não me restou outra alternativa que não fosse equipar-me!...
Não obstante a instabilidade meteorológica o que é certo é que à hora marcada compareceram nove praticantes, dos quais seis vindos directamente da Covilhã, que se viriam a revelar excelentes companheiros!
Como ultimamente temos feito esta fabulosa rota em circulo, isto é iniciando e terminando em Figueira de Castelo Rodrigo, temos optado por seguir por asfalto até Puerto Seguro (Espanha), onde entramos no trilho que dá acesso à "Puente de los Franceses", sobre o rio Águeda.
São cerca de 22 Km algo monótonos, reconheço, mas é uma forma de pouparmos algum tempo nestes ainda curtos dias de Inverno.
Ontem, curiosamente, ninguém se apresentou de câmara de filmar nem de outros "gadgets" tão em voga e o Rogério Cunha foi o único que mostrou interesse em fazer algumas fotos.
Esta rapaziada veio "apenas" para pedalar!
Como eu costumo dizer, isto nunca é igual.
Cuidados redobrados na descida para a Ponte dos Franceses pois o piso apresentou-se extremamente escorregadio mercê da chuva  miudinha "molha tolos" que teimava em cair. E a subida, em direcção a San Felices, acabaria por ser feita de forma apeada para todos (ou quase) pelo mesmo motivo.
Visita abortada ao "Lagar del Mudo", em San Felices de los Gallegos devido a sobrelotação de visitantes daquele espaço museológico. Surpreendente e inédito!
Desta vez limitámo-nos a atravessar Ahigal de los Aceiteros sem que alguém tivesse o atrevimento de experimentar a adrenalina das suas típicas ruas. Foi passar e andar!
A grande novidade do dia acabariam por ser os reforços alimentares que o Carlos Russo, em colaboração com a Cátia,  nos proporcionou quer em Sobradilho quer em Barca de Alva.
Diria até que foram os momentos altos do dia.
A partir de Sobradilho as condições meteorológicas viriam a alterar-se significativamente: A chuvinha "molha tolos" desapareceu, a temperatura ambiente subiu um pouco e o vento, até aqui um adversário, se transformou num aliado e assim haveria de continuar até Figueira.
Ainda deu para transpirar, especialmente nos últimos 21 Km, desde Barca de Alva e até Figueira.
Depois do reconfortante banho o resto da tarde passámo-la em amena cavaqueira no "Zé do Canto", onde nos foi preparado um lanche "à maneira"!
Um público agradecimento ao Município de Figueira de Castelo Rodrigo que nos vem facultando os excelentes balneários do "Pavilhão dos Desportos" onde são disponibilizados reconfortantes banhos a todos quantos nos visitam. Agradecimento extensível também ao encarregado (José Moutinho) por aquela infraestrutura que com toda a simpatia do mundo os sabe acolher. Há coisas que não têm preço!
 Como alguém dizia enquanto olhava para o tempo que fazia, ainda antes de iniciarmos esta ronda: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!
Nada mais verdadeiro!
Acompanhar esta malta não se revelou tarefa fácil, especialmente em ascendente. Valeu-me a boa vontade de todos eles, excelentes trepadores, que no final de cada subida, de forma paciente, esperavam cá pelo "velhote"!
Em jeito de resumo direi que fizemos 90 Km de intenso XCM, com um acumulado de subida a rondar os 2200 m.

Os heróis do dia foram:

Carlos Gonçalves
Carlos Russo
Pedro Tondela
Vergilio Fonseca
Rogério Cunha
José Ângelo Silva
Sérgio Madeira
Luís Pedro Cordeiro
Élio Simões (Que apenas nos fez companhia até à Ponte dos Franceses)


P.S. Tão cedo não irei aqui inserir  um "post" sobre a GR 14.1. Por agora basta!





Algumas imagens que "roubei" ao Rogério Cunha:









































Sem comentários:

Enviar um comentário