segunda-feira, 16 de novembro de 2015

II MARATONA TERRA DO FERRO – TORRE DE MONCORVO


Dia 8 de Novembro foi dia de rumar até Torre de Moncorvo onde me foi dada a oportunidade de participar nesta 2.ª edição da maratona de Torre de Moncorvo
Pelo 2.º ano consecutivo a Autarquia promoveu e organizou este evento, direccionado a amantes de bicicleta todo o terreno (BTT).
Este ano o promotor disponibilizou dois percursos: A Maratona, com cerca de 60 Km, para os mais bem preparados e a meia maratona, com cerca de 40 km, para os mais jovens e menos bem preparados.
A oferta para este dia 8 de Novembro era muita e variada mas mesmo assim ainda compareceram à partida cerca de 80 praticantes da modalidade. Destaque para o numeroso grupo que veio do Mogadouro, Bragança, Macedo de Cavaleiros e de Salamanca, cujos elementos saíram daqui completamente rendidos a esta gente transmontana que tão bem os soube receber. A eles e a todos os restantes!
O dia, apesar de amanhecer com nevoeiro, viria apresentar-se solarengo, com temperaturas a rondar os 20 .ºC, óptimo para a pratica de modalidade.

A exemplo do que já sucedera no ano passado os participantes foram brindados com trilhos de excelência.

A soberba paisagem criada pela recém construída albufeira do Sabor não deixou ninguém indiferente e já na parte final, aquando da passagem pela Serra do Reborêdo, a todos foi oferecida visão privilegiada sobre Torre de Moncorvo. Não esquecendo a passagem pelas frondosas e cuidadas matas de carvalho mediterrânico, castanheiro e pinheiro nórdico da mata, integradas na PR1 TMC (Rota do Lobo) e PR2 TMC (Rota do Corso) e que exibiam os tons quentes tão característicos do Outono.

Tendo a grande maioria dos participantes optado pelo percurso longo que viria, no entanto, a apresentar-se bem durinho, com um acumulado de subida a rondar os 1500 m.

Destaque, ainda, para o laudo reforço com que fomos brindados em Souto da Velha, um autêntico banquete.

No final o tradicional almoço convívio onde foram entregues lembranças a alguns dos intervenientes, de que destacaria um presunto p/ o grupo mais numeroso.


Algumas imagens deste aprazível passeio:











.










Gráfico de Altimetria:

















Podem visualizar ou descarregar o TRACK do percurso AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário