domingo, 8 de outubro de 2017

Pelo Parque Natural de Las Batuecas - Peña de Francia


Há muito que este “trilho” fazia parte do meu ideário “bttistico”.

Integrada no coração de “Las Batuecas”, em pleno Parque Natural de Las Batuecas -  Sierra de Francia, a pouco mais de 50 Km da fronteira de Vilar Formoso, toda esta extensa área se nos  apresenta como um lugar de retiro, a visitar sem pressas.
Já por aqui tinha andando, quer em passeios familiares, quer de “roda fina”. No entanto a vontade de pedalar por estes "mundos" de “roda grossa” sobrepunha-se.
Faltava apenas acertar uma data.
Aconteceu na passada quinta-feira, 5 de Outubro, feriado, na ressaca das autárquicas!
A jornada teve início em La Aberca, com evolução pelo “Camiño de las Raices” e incluiu breve visita às ermidas de S. Marcos, em ruínas, onde repousa um curioso “meteorito”, e à de Majadas Viegas, seguindo-se passagem por Monforte de la Sierra e Mogarraz.
Monforte de la Sierra, em pleno interior do Parque Natural de Las Batuecas – Sierra de Francia, rodeada de frondosos bosques e riachos, situa-se nas fraldas das arribas formadas pela ribeira do Milano e do Arromilano que mais adiante se juntam formando o rio Milano, afluente do Alagón, que corre em direcção a sul onde se junta ao Tejo.
O núcleo urbano é formado por estreitas ruas, praticamente fechadas pelos telhados das casas, o que permite transitar por elas evitando a chuva dos húmidos Invernos. Ruas estas que são o mais perfeito exemplo de arquitectura serrana, cujo núcleo central é constituído pela “plaza mayor”, ocupando a igreja, como não podia deixar de ser, lugar de destaque.
Mogarraz conserva uma das poucas judiarias convertidas ao cristianismo no Sec. XV. No entanto o visitante é surpreendido pelo rosto de centenas de habitantes “retratados” e distribuídos pelas paredes das casas da aldeia, incluindo a igreja matriz e torre sineira.
Obra do pintor salamantino Florêncio Maillo, natural de Mogarraz, que pintou e “retratou” 388 habitantes e os quis distribuir pela aldeia corria o ano de 1967, tendo por base as fotografias (tipo passe) feitas por um fotógrafo local para a obtenção dos documentos de identificação, também elas encomendadas pelo primeiro alcaide eleito democraticamente Alejandro Martin. Acervo que serviu de base à inspiração ao famoso pintor que, durante quatro anos, os pintou e retratou sobre chapas de metal.
Tirando esta particularidade, todos estes "pueblos" apresentam arquitectura paisagística e urbana similar.
Seguindo-se Cepeda,  Madroñal e Herguijuela de la Sierra e Peña de Francia.
Em Peña de Francia, dado o adiantado da hora, optámos pelo asfalto, em direção a La Alberca.

O percurso, para grande surpresa geral, até à Ponte Velha de Mogarraz, sobre o rio Milanos, evoluiu todo ele, praticamente, em brutais singletracks – 13 Km de puro e duro BTT.
Em Herguijuela de la Sierra atingimos a cota mais baixa do roteiro.
A partir daqui e até alcançar a “Peña de Francia” o trilho progrediu por largo estradão que viria, no entanto, a revelar-se extremamente exigente, pois passámos de uma cota de altitude a rondar os 600 m para os 1700 m, ao longo de 28 Km de pendente ascendente continuo.

Percurso durinho, com cerca de 70 Km, e um D+ a rondar os 1 900 m, a exigir boa condição física e, em algumas situações, a pedir um bom “kit” de unhas.

 Feito na companhia de um grupo de amigos excepcional, onde destacaria o espanhol IGNACIO SANCHEZ, de Valverde del Fresno que, no final, nos brindou com uns "embutidos" e um queijo de cabra, de excepcional qualidade.

São dias assim que, eternamente, me prendem à bicicleta!




























Nota: Podem visualizar ou descarregar o track do percurso AQUI


1 comentário:

  1. Mais uma e das boas com tb gosto!!!
    Tive pena de não ser "mais um", fica para a próxima.
    Grande abraço

    ResponderEliminar