segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Atrás dos coxos as pedras rolam


Bem, ontem foi um daqueles dias para esquecer.
Como já vem sendo hábito a rapaziada do pedal reuniu no local do costume para mais uma daquelas voltinhas domingueiras.
Se na semana passada apareceram dez bravos para dar ao pedal, durante a semana o entusiasmo esmoreceu de tal forma que ontem o grupo era constituido apenas por quatro elementos: Eu, o Luis (chapeiro), o David e o Ricardo.
Como o Ricardo anda a fazer a recruta e está sem montada apareceu em minha casa por volta das 9,00 horas a fim de apanhar uma das bikes dos meus rapazes, que também meteram folga.
Aperta, desaperta, lubrifica, afina e desafina, esquece mochila, apanha mochila, o certo é que quando chegamos ao ponto de encontro - café "O Redondo" - já passavam alguns minutos das 9,00 Horas. 
Como havia sido previamente combinado, o objectivo proposto era cumprir, em tempo aceitavel, o percurso longo do passeio do próximo fim-de-semana. Só que os azares foram tantos que o mais que conseguimos foi efectuar o percurso curto (+/- 50 Km).
Ainda antes de marchar já o David, para não variar, substituia a camara da roda traseira.
O certo é que só por volta das 9,30 horas conseguimos largar amarras e deixar a vila para trás.
Até ao topo da Marofa a viagem correu sem sobressaltos e deu para ver que o pessoal tem andado a treinar.
(Tenho cá para mim que o amigo Luis anda fazer umas nocturnas para o lado da Ronca. Estarei enganado? aceitam-se apostas).
Como o Bastos anda entertido a mudar fraldas, quando chegámos à Marofa ainda tentei fazer uso da minha máquina fotografica para fazer uma pequena reportagem, só que a dita teimou em não funcionar e o melhor que consegui foram mesmo as duas fotos que mostro.
A Via Sacra está um espectaculo: A autarquia tem-se esmerado e ontem deu para ver que alguem mandou desmatar as laterais e como o piso está óptimo deu para abusar um pouco mais da velocidade.
Na "subida dos pinhos" o Ricardo (grande maçarico me saiu aquele gajo!...) conseguiu rebentar a corrente da bike. Como não dava para prosseguir lá teve que dar corda aos sapatos e inverter a marcha até Figueira. Como estava perto e em bom caminho, trocou de montada e foi ter connosco à Freixeda.
Na descida do S. Marcos foi a minha vez de furar. Com uma recarga de CO2 lá se resolveu transitoriamente o problema, que se veio solucionar na Freixeda com recurso a um compressor.
Conforme combinado, na Freixeda lá estava o Ricardo à nossa espera, que já tinha ido a virar a Vale de Afonsinho!...
A partir daqui foi sempre a rolar até Algodres onde, no Pêgo, digerimos umas "sandochas" de presunto com umas minis a acompanhar.
À saida de Algodres ainda esbarramos no "Zé Manel" que andava em solitário e não nos quis fazer companhia. Será que também anda a treinar à sucapa?
O pessoal do pedal anda muito misterioso!...
Daqui rolamos até Vilar de Amargo, de onde num desce e sobe chegámos à Ribeira de Aguiar.
Pouco passava das 14,00 horas quando embicamos no estádio municipal.
No próximo fim-de-semana temos o nosso 1.º passeio - Nos trilhos das Amendoeiras em Flor (que nos estão a pregar uma grande partida pois flor nem vê-la).
Atenção pessoal: Os pisos, devido à falta de chuva, estão muito duros e asperos, em especial os trilhos do topo das serras da Freixeda e S. Marcos. A descida do S. Marcos está extremamente violenta. Uma eventual ida ao tapete não deixará mazelas só no equipamento. Para a semana não irão faltar trilhadelas nesta zona, pois o pessoal gosta de andar a "meio ar". Vai ser bonito de vêr.


(Na Marofa - Inicio da Via Sacra)

2 comentários:

  1. Só hoje tive oportunidade de dar uma "espreitadela" ao blogue! Parabéns, meu bom amigo, está uma maravilha...
    Adorei rever as fotos de 2008 (bolas já lá vão uns anitos...).
    Vejo que o passeio de domingo está a ter uma boa adesão, o que é muito bom. Espero que venha para ficar!
    Um abraço e até domingo

    ResponderEliminar
  2. Ola, Pois já estou com muita saudades de dar uma voltinha de bike, mas espero que seja já este domingo que vou matar saudades, ser Pai não e fácil...Abraço
    Bastos

    ResponderEliminar