segunda-feira, 2 de abril de 2012

Guarda - Castelo Mendo - Soito (31 de Março de 2012) Volta dos Furos

Resumo do dia: (Muita cerveja e pouca bicicleta)

Percurso com: +/- 70 Km
Acumulado ascendente: 1377 m
Acumulado descendente: 1352 m
Feito em  +/- 9,40 horas, das quais 5,00 horas a pedalar

Antes de mais devo dizer que é sempre com enorme prazer que pedalo com estes amigos.

Uma vez por ano Miguel Saraiva convida uns amigos do pedal para dar uma voltinha pelo Distrito. Com o "Michel" já pedalámos, por duas vezes, da Guarda até Barca de Alva.
Pelo segundo ano consecutivo estamos a fazer Guarda - Castelo Mendo - Soito.
Se no ano passado falhei a melhor parte (o jantar\convívio no "Nabeiro"), este ano fiz o percurso completo.

Estas voltinhas são sempre muito relaxadas. Tão relaxadas que este ano até me esqueci das botas para pedalar e como tenho um pezinho do tipo Cinderela (n.º 40) não foi fácil arranjar sapatos para mim. Ainda liguei ao amigo Zé Luís mas não estava pela Guarda. De forma que o melhor que consegui foi um par de "galochas" n.º 42 que o Michel teve a gentileza de me emprestar. Obrigado amigo.

Este ano não foi fácil. Volta com muitos furos (alguns até repetiram a dose), avarias e quedas, ainda que sem  consequências de maior. 
Mas toda a gente chegou a bom porto, o que revela bem o espírito de entreajuda e de verdadeira camaradagem que estava instalado no grupo.

Já passava das 9,30 Horas quando o grupo, sob orientação do Rui Melo, saiu da Guarda (Parque Industrial) em direcção a João Bragal (de Cima e de Baixo), de onde, por trilho trialeiro, progredimos até Casas da Ribeira, Ima (este ano não fomos ver o relógio de sol) e Jarmelo, onde se verificou uma pausa. Do Jarmelo, por trilho muito técnico rumámos até aos Gagos e Castanheira, onde se verificou uma "paragem técnica"
Da Castanheira seguimos em direcção a Rabaça de onde, por trilho muito técnico, descemos à ribeira das Cabras que transpusemos pela velha ponte romana em direcção a Amoreira, alto Leomil e Castelo Mendo, onde chegámos já passava das 13,00 horas e onde efectuámos uma muuuuuuito looonnnnga pausa para "comerete" e "beberete".
A logística promovida pelo "Michel" impressiona. Nada é deixado ao acaso. "Bejecas" bem fresquinhas caiem que nem ginjas. O sistema wi-fi não falha. Ouve-se AC\DC e "its" dos anos 80 e 90 que são um mimo para o ouvido.
Este ano a grande surpresa foi a fruta do Nuno (amigo é bom ter alguém que se preocupa com pormenores).
Se até aqui o percurso estava ser feito sem incidentes de maior (apenas alguns furos), partir de Castelo Mendo tudo se foi complicando!...
Os trilhos seleccionados pelo Rui Melo estiveram pelo melhor. Muito boa a calçada (romana?) que encontramos logo a seguir a Castelo Mendo, que nos levaria até bem perto da Mesquitela. Daqui progredimos até Monteperobolso (será?) de onde descemos até ao rio Noémi, que transpusemos por um pontão, embicando na velha estação da CP. Daqui, subindo por trilho muito degradado fomos em direcção a Porto de Ovelha, onde já nos esperava o  amigo "Bisnaga". Aqui mais uma pausa para "reposição.de líquidos" na sede da Associação de melhoramentos.
A progressão até Badamalos foi feita pela margem esquerda do rio Coa. 
Aqui o azar bateu à porta do Zé Paula. Partiu a corrente da sua Scott. Não fosse o "Michel" trazer consigo um elo de engante!...
De Badamalos até à Bismula mais uns quantos furos.
Na Nave mais uma "paragem técnica" no "Piu Bar". Aqui ainda houve tempo para relaxar nuns matraquilhos!
Como a meta já estava a vista e o pessoal ainda tinha umas calorias de reserva para queimar resolveu entrar numas saudáveis  picardias que deram em ... queda dos homens das 29ers.
Só as silvas os amorteceram!....
Grandes ensinamentos recolhemos nesta volta.
Eram quase 20 horas quando chegámos ao Soito, onde tomámos um retemperado banho quente nos balnearios do campo de futebol.
Seguiu-se o jantar, em familia, no "Nabeiro".
Que belo dia de BTT (para recordar).

BEM HAJAS MICHEL. 

Algumas fotos:


(Ainda na Zona Industrial)



(Uma pausa no alto do Jarmelo)

(O Luis em grande estilo!!!)


(Sistema de som - reparem bem no pormenor da bateria!!!)


(As granadas de mão sempre prontas!!!)


(O Zé Paula em trabalho suplementar!!!)

(Atravessando o Noémi)

 (Exibindo as "galochas" em Porto de Ovelha)


(Paragem técnica em Porto de Ovelha)


(O Michel fazendo um "numero" para a assistencia!!!)


(O Zé Paula apreciando a pescaria, sobre o Coa)


(Penando em direcção a Nave)

(Mais uma paragem técnica no Piu Bar - Nave)

(Reposição de líquidos na Nave!!!)

(Num momento de descontração)



(Será que o Luis perdeu alguma ferradura ou ... anda desferrado!!!) 

(Reposição de liquidos no "Nabeiro")

(O pessoal jantando no "Nabeiro")


Track aqui

Altimetria:

3 comentários:

  1. Ola amigos, e um bem haja por essa sempre boa disposição e companhia,,,é com agradavel humor que vos recebo e claro se vos convido é porque são sempre bem vindos...
    Quero realçar o facto de este anos o nosso amigo Vitor Gonçalves que não foi pedalar mas esteve na muito boa organização que nada deixaram ao acaso e claro sem eles, o BETO,o Vitor e o Eduardo nao teriamos tido o gourmet ao mais alto nivel, um bem haja tambem para eles.
    Cpts a todos e até breve.
    Miguel Saraiva

    ResponderEliminar
  2. E claro, esqueci do já mitico e inseparavel "Power by BISNAGA", o s agradecimentos para ele tambem, pois eleé dos que nunca falta e que está sempre a horas, Obrigado Bisnaga......
    MS

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos,
    Casualmente descobri este blog e de imediato me inscrevi, depois de ver as imagens da minha aldeia natal Nave (a beberem umas bujecas no piu bar).Despertou-me de imediato para começar a equipar-me e dentro do possível começar a partipar nessas voltas, mas "docement", para não "partir".Gostaria de saber de passeios na área da Beira e só para poder acompanharvos nem que seja no melhor que é o "repasto" ahahah.Mário Antunes Nave/Sabugal email: mariomartinsantunes@gmail.com Obrigado. Boas provas.

    ResponderEliminar