segunda-feira, 25 de junho de 2012

FIGUEIRA C. RODRIGO - PONTE SEQUEIROS 2012

A ponte Sequeiros, sobre o rio Côa, é parte integrante do meu ideário de btt.
Foi nos (primeiros) passeios organizados pelo IPG - Instituto Politécnico da Guarda, através do Centro de Treino e Animação Desportiva que conheci a ponte Sequeiros.
Nessas voltas saíamos da Guarda a pedalar, almoçávamos na área envolvente da ponte e regressávamos, ao fim da tarde, de autocarro. Pelo meio havia uns banhos no rio e muito convívio.
Em 2010 o Pirry organizou por lá um "comerete" e um "beberete" para a rapaziada do pedal.
Eu, para ir ao encontro do pessoal, passei a sair de Figueira.
Até Almeida tomava o trilho da Transportugal (pela quinta do Cardo). Em Almeida entrava no trilho da GR 22 até Castelo Mendo. Em Castelo Mendo descia até bem perto do rio Côa, subindo, depois até ao Paraisal (anexa da freguesia de Castelo Mendo), por onde descia até ao rio Noémi, subindo depois até Porto de Ovelha onde, pela margem esquerda do rio Côa, progredia até encontrar a Ponte de Sequeiros.
Nesta volta tive por companhia o Tó Condesso.

Em 2011, foi ligeiramente diferente.
Saímos de Figueira C. Rodrigo em direcção às termas da Fonte Santa, pela margem direita do rio Côa, com passagem por Vilar Torpim e Reigada, progredindo, depois, até Almeida, Vale da Mula, S. Pedro do Rio Seco, Castelo Bom, Freineda Gare, por onde descemos em direcção ao rio Coa (GR 22), Paraisal ... 
Percorrendo cerca de 74 Km e uns ... valentes banhos nas águas do Côa, bem junto à ponte, seguidos de um belo repasto na área envolvente do rio.
Na edição de 2011 tive por companhia, para além do Condesso,  o Luís Santos.

Este ano, aparentemente, estavam reunidas todas as condições para ser mais uma daquelas voltinhas para mais tarde recordar, só que o pessoal vindo da Guarda e que organizou a volta (Guarda Unida) pregou-nos uma (uma não mas sim duas) grande partida:
Resolveu ir apenas até à Miuzela, onde serviu o almoço na Associação Casa da Cultura local, isto para além de ter chegado bem mais cedo do que nas edições anteriores.

O percurso deste ano foi idêntico ao do ano passado até Porto de Ovelha, de onde seguimos directamente, por alcatrão, até à Miuzela do Coa, onde já estava o pessoal vindo da Guarda.

Este ano saiu numeroso grupo de Figueira:

Carlos Gonçalves
Luis Santos
Pedro Alcides
Carlos Russo
Pedro Tondela
Hélio (vindo de Pinhel e que, ultimamente se tem juntado ao pessoal)
Tó Condesso (que se juntou ao pessoal em Almeida)

Pelas 8,00 horas saímos de Figueira, pela E.N. 221 (Figueira - Almeida) até á Zona industrial, onde flectimos a sul, prosseguindo em direcção a Vilar Torpim, Reigada, termas da Fonte Santa, Almeida.
Em Almeida paragem para café.
Até Vale da Mula por asfalto e dali até S. Pedro do Rio Seco por largo estradão. Nova paragem em Castelo Bom na "Lurdes" para uma bebida fresca, seguindo-se a descida até ao Côa.
Depois de transposto o Côa (este ano a seco) recebi um telefonema do Pirry informando que deveríamos ir directos à Miuzela, pelo que houve necessidade de alterar o track. Assim, de Porto de Ovelha até à Miuzela do Coa fomos por alcatrão.
Os banhos no rio, junto à Ponte de Sequeiros, ficaram reservados para outra ocasião!...

(Na "Lurdes" em Castelo Novo)


(Onde o "Ninja" aproveitou para fazer umas habilidades)


(Atravessando o Noémi)

Resumo do dia:
Distancia percorrida: +/- 72 Km
Em 5,25 Horas das quais 1,08 H parados.
Velocidade média (em movimento) 17 Km/h
Acumulado ascendente: 1270 m
Acumulado descendente: 1189 m

Gráfico de altimetria:













Pode visualizar ou descarregar o TRACK aqui

2 comentários:

  1. Com ou sem alterações ao inicialmente previsto para mim foi mais um domingo em grande.
    Vale a pena pedalar com esta malta com quem se passa bons momentos e se aprende mais um pouco sobre o BTT (isto também à custa de algumas quedas).
    Ficam os meus parabéns pela forma como organizam, pelo espírito que mora no grupo e também pela forma como recebem quem vem de fora.

    Até Breve
    Élio Simões

    ResponderEliminar
  2. Boas, malta do pedal.
    Essas voltam parecem ser fantásticas (não só pela Natureza, mas também pela gastronomia, e claro, pela companhia.
    Estou ansioso por ir ter convosco, só faltam três semanas. Entretanto, vou matando saudades através das visitas a este blog.
    Um abraço especial ao Carlos que vai mentendo a malta de "fora" informada e, mais uma vez, presta um grande serviço pela divulgação da nossa região.

    Um abraço a todos,

    Vitor Coutinho (Bita)

    ResponderEliminar