terça-feira, 17 de julho de 2012

AS VOLTAS QUE O VERÃO DÁ

Esta é a época mais "chata" do ano para a prática do btt.
Trilhos extremamente duros e agressivos, poeira em dose q.b., temperaturas elevadíssimas, fogos florestais, ... para já não falar das moscas, aos milhões na serra da Marofa!...
A partir de meados de Junho a maioria dos praticantes desta actividade altera completamente as suas rotinas. 
Os pneus de tacos dão lugar a pneus de estrada ou mistos como é meu caso.
Os trilhos cedem lugar ao asfalto!...
As férias, os festivais\concertos de Verão, fazem o resto.
Da parte que me diz respeito também não é diferente. Já tive uma fase em que, chegada esta época, apenas fazia estrada.
Ultimamente tenho optado por um "mix" de terra, intercalada com alcatrão, com alguns cuidados na escolha dos percursos, como foi o caso de ontem (domingo).
Mas para que isto aconteça é preciso sair de casa bem cedo.
Não pode haver descuido ou atrasos, pois o astro rei não é de complacências.

Assim, a saída ocorreu um pouco depois das 7,00 horas, em direcção a Almeida, pela E.N. 221 até ao cruzamento\rotunda da serra da Marofa\Castelo Rodrigo\Almeida\Pinhel e daí pela E.N. 332 até à Zona Industrial, onde apanhámos o trilho que nos haveria de levar até Vilar Torpim, Reigada, Termas da Fonte Santa e Almeida. 
Saindo de Almeida pelas Portas de S. Francisco, até ao Largo 25 de Abril, recentemente intervencionado, com uma breve paragem no "Granitus" para o café matinal e reabastecimento de água, em direcção ao Santuário da Srª da Barca, onde não chegámos, descendo por calçada (romana???) irregular até ao rio Côa, que transpusemos pela (velha) Ponte Grande e onde podemos visualizar as marcas da GR22. Cruzado o rio e depois de acertar com a E.N. 340, houve necessidade de recuperar boa parte da altura que havíamos descido, trepando novamente por calçada (romana???) até cruzar largo estradão que nos haveria de conduzir à Ponte dos Gaiteiros (exemplar de ponte romana extremamente bem conservada), sobre a ribeira com o mesmo nome, e Valverde, onde apanhámos a E.N. 324 por alguns Km até acertar no trilho que nos levaria até bem perto de Vale de Madeira e daí, por trilho extremamente técnico, até ao vale do coa (Sr.ª de Monforte) que transpusemos na ponte rodoviária que liga Figueira C. Rodrigo a Pinhel - E.N. 221.
Aqui o Pedro deu conta do seu primeiro furo, que foi prontamente resolvido com um daqueles remendos rápidos autocolantes. Uma pequena maravilha!....
Como já vínhamos acusando falta de água decidimos subir, quase sempre por alcatrão, até ao lugar do Milheiro para reposição de líquidos, seguindo, depois, até aos Luzelos e daí, por trilho algo agressivo nesta época do ano, até à aldeia fantasma de Colmeal onde "enfiámos", novamente, pelo alcatrão até Figueira, onde chegámos passava um pouco das 13,00 horas e com cerca de 75 Km nas pernas. 
Uma breve paragem no "Tó Mané" para uns hiper refrescantes "cai-bem".

Voltinha extremamente relaxada feita na companhia do Luís (chapeiro) e do Pedro (alemão) que nos apresentou a recém adquirida CANYON (muito agradável à vista e extremamente leve).


(Antes da descida que nos levaria até à Fonte Santa - Almeida)


(Em Almeida, no Largo 25 de Abril, recentemente intervencionado)


(Sobre a Ponte dos Gaiteiros, antes de Valverde)


(Antes da descida que nos levaria até ao vale do coa, com a serra da Marofa lá longe)


(A CANYON do Pedro com o leito do coa ao fundo)


(O 1.º furo do Pedro, na E.M. que nos levaria até ao Milheiro)

Resumo do dia:

+/- 75 Km
Velocidade média: 16 Km
Acumulado ascendente: 1500 m
Acumulado descendente: 1511 m

Gráfico de altimetria (depois de editado o trajecto):













Pode visualizar ou descarregar o TRACK aqui.
O Pedro fez algumas fotos que colocarei aqui assim que disponíveis

1 comentário:

  1. Quero aqui deixar o meu agradecimento pelo companheirismos neste dia que me marcou por ser o meu primeiro trilho em Portugal.
    Foi um belo passeio cheio de paisagens linissimas e com algumas novidades na minha curta experiencia nestas lides do BTT.
    Mais uma vez obrigado
    [URL=http://www.imagebanana.com/view/8bsmkiso/IMG_1894.JPG][IMG]http://img6.imagebanana.com/img/8bsmkiso/thumb/IMG_1894.JPG[/IMG][/URL]

    ResponderEliminar