quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Pelas Aldeias do Xisto (Da Covilhã ao Piódão)

Um projecto há muito idealizado que se veio a concretizar de forma algo repentina, com o "Ninja" a tratar de toda a logística.
Feitas as reservas no INATEL PIÓDÃO HOTEL não restou outra alternativa que não fosse embarcar na aventura!
Pretendia-se um fim-de-semana em família pelas "Aldeias do Xisto" e assim aconteceu. 
Da minha parte até com alguns desacertos que, de pronto, foram solucionados da melhor maneira.
Saindo da Covilhã, em direcção a Unhais (da Serra), por asfalto. Pelo meio um ligeiro desvio para o café da manhã, que viria a ser acompanhado de uns pasteis de nata em versão XL. 
Em Unhais, que não conhecia, uma breve visita à praia fluvial.
Já dentro do trilho e após muita solicitação da "avozinha" lá conseguimos chegar às Pedras Lavradas, onde aproveitámos para tomar umas refrescantes Coca-cola (eu fiz meia perna com umas minis!). 
Para trás ficava Erada e Trigais.
Até Teixeira de Cima foi um tiro.
Seguiu-se Balocas, ainda nos limites do distrito da Guarda.
Entre uns fabulosos sobe e desce chegámos a Gondufo. Aquele amontoado de casas, de traço primitivo anárquicamente dispostas sobre a encosta, com ruelas onde mal cabiam as bicicletas deixou-me, deveras, impressionado. Vale bem uma visita.
Já fora de portas deparei-me com uma nascente de água, da mais fresca e cristalina, que pura e simplesmente escorria por uma telha. Pormenor delicioso. 
Este primeiro dia estava a chegar ao fim. No entanto ainda houve tempo para irmos a banhos (e outras habilidades) em Foz de Égua, local de encontro da ribeira do Piódão com a ribeira de Chãs d'Égua, afluentes do rio Alvoco, onde chegámos depois de vencer forte declive descendente.
Até ao Piódão o trilho, com um pouco mais de 2800 m em pendente ascendente, fez-se por carreiro (singletrack) algo exigente para as pernas e a solicitar alguma perícia na condução.
Curiosamente foi a aldeia que menos me agradou.
Para lá da rusticidade das casas e das ruelas estreitas o que sobressai é o branco imaculado da Igreja Matriz, dedicada a N. Srª da Conceição, intervencionada em finais do Sec XIX e que lhe conferiu a actual arquitectura.

No Piódão algum desencanto com o jantar. Muito mal atendidos.

Nota muito positiva para a unidade hoteleira onde pernoitámos.
Aninhado a meia encosta, em plena Serra do Açor, o INATEL PIÓDÃO HOTEL oferece vista privilegiada sobre a aldeia, dispondo de óptimas condições de acolhimento. Quartos amplos e extremamente confortáveis. O buffet de pequeno almoço apresentou-se farto e muito variado. Altamente recomendável.

Para o segundo dia o objectivo passava por primeiramente alcançar a aldeia de Malhada Chã, do lado oposto ao Piódão, na encosta virada a sul. 
Mas para que tal se concretizasse tivemos que penar a bem penar, por uns transpirantes 7 Km, até alcançar as eólicas, por trilho coincidente com a GR 22.
De Malhada Chã, serpenteando por ambas as margens do rio Ceira, alcançámos Covanca, para o segundo empeno do dia. 
Seguiu-se passagem por Meãs, Unhais-o-Velho, Portela de Unhais, onde fizemos uma breve pausa para hidratação, e Dornelas do Zêzere, na margem direita do rio.
Seguindo o trilho, sobreposto à GR do Vale do Zêzere, apróximámo-nos à aldeia da Barroca, já na margem sul do rio que transpusemos por passagem pedonal, com o objectivo de visitar as famosas escombreiras do Cabeço Pião (Silvares - Fundão), integradas no complexo mineiro da Panasqueira, que desconhecia.
A partir daqui a etapa passou a desenrolar-se por asfalto até Ourondo e vila do Paul, finalizando na Covilhã.

Fim-de-semana de emoções fortes e intenso BTT, com os percursos a perfazer perto de 150 Km, para uns simpáticos 4 500 m de acumulado de subida e outros tantos de descida.

Ficou a (muita) vontade de repetir.

Algumas imagens da loucura que foi o fim-de-semana passado:


 (Atravessando o Tortosendo)


(Unhais da Serra)




(Trigais)


(Nas proximidades das Pedras Lavradas)


(Teixeira de Cima)


(Velho moinho - Teixeira de Cima)


(Chegando a Balocas)


(Balocas)


(Passagem por Gondufo)


(Gondufo)






(Chãs d'Égua)


(Na direcção de Foz de Égua)




(Foz de Égua)






(Na direcção de Piódão)


(Chegando ao Piódão)


(Piódão)


(Piódão - Foto de Carlos Russo)


((Piódão)


(Piscina natural - Piódão)





(Esperando pelo jantar)






(O famoso Picoto da Cebola)


(Passagem pedonal - Rio Zêzere)


(Escombreiras do Cabeço Pião)







(Ribeira do Caia - Paul)




Podem visualizar ou descarregar o TRACK dos percursos aqui



5 comentários:

  1. Balocas não fica no distrito de Coimbra,mas sim D.Guarda bem como Gondufo e Teixeira de Cima.Pelo reparo talvez provocado pela satisfação de recordar esses locais que em tempos calcurriei,já agora se puder indicar a localização da nasacente àgua na telha agradecia Julgo ser entre o Dondufo e Chãs,D Égua.Obrigado um abraço e bons ares o acompanhem Quimarques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão. Balocas e Gondufo são povoações (anexas) que pertencem à União das Freguesias de Vide e Cabeças, do município de Seia, distrito da Guarda. Mas também existe uma povoação com o nome de Balocas, anexa à freguesia de Covas, do município de Tábua, distrito de Coimbra. Daí o erro, que vou corrigir. Quanto à nascente, sim fica exactamente no caminho entre Gondufo a Chãs d'Égua. Bem haja pelo reparo!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado,fico atento aos seus passeios (fotografias dessa zona em especial)quanto a Balocas existe outra perto de Vendas de Galizes não sei se será a mesma e se fica no concelho de Tábua ou Oliveira do Hospital Bom fim de semana Quimarques

      Eliminar
    2. Confirmo a sua localização Covas Tabua

      Eliminar