segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Pelo Corredor dos Mouros

O "Corredor dos Mouros", em pleno coração da Serra da Estrela, fica a dever o nome à extensa cumeada constituída por afloramentos quartziticos.
Com os seus 1 100 m de altitude, serve de divisória às freguesias de Santa Maria e do Sameiro, no município de Manteigas.
É um dos locais mágicos da Serra por onde ainda não tinha passado.
A Rota há muito que estava idealizada.
Saindo de Manteigas, junto ao Centro de BTT (encerrado), por trilho paralelo à margem direita do Zêzere, que seguimos no sentido da corrente, até alcançarmos a rampa de parapente de Vale da Amoreira, de onde descemos por alucinante singletrack de encontro ao rio, trepando depois até à Mata do Fragusto e daqui até ao Cabeço da Azinha e "Corredor dos Mouros", por trilhos inteiramente desconhecidos, que se viriam a revelar uma agradável surpresa e que se haveriam de prolongar até à Mata de S. Lourenço.
Na Cruz das Jugadas aproveitámos para repor água nas botelhas.
A ideia seria descer para o Covão da Ponte, galgando o rio Mondego para alcançarmos a sua nascente pela encosta sul do "Malhão". O adiantado da hora levou a que seguíssemos directamente para o "Mondeguinho", com passagem pela Pousada (de S. Lourenço).

Obrigatória foi também uma visita ao "Ti Branquinho" para a famosa "Sandocha" da D. Judite!

O retorno a Manteigas foi feito pela alucinante descida da Carvalheira.

Voltinha curta mas encorpada. Cerca de 55 Km, com um acumulado de subida a rondar os 1 900 m.

Diz-se que uma imagem vale por mil palavras. A ser verdade, as que seguem ilustram na perfeição o que foi o dia de ontem, onde já se começam a sentir os tons quentes do Outono.

P.S. - A próxima "voltinha" por estas bandas já está idealizada!








(Manteigas)


(Sameiro)


(Medronhos)


(Rampa de parapente de Vale da Amoreira)

















 
(Corredor dos Mouros)


 (Mata de S. Lourenço)


(Manteigas)


(Mondeguinho)




Sem comentários:

Enviar um comentário