segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A VOLTINHA DOS TRISTES!


O S. Pedro não tem dado tréguas nestes primeiros dias do ano.
O "Ninja", de véspera, ainda lançou um repto via SMS só que o vento batia muito forte e sibilava de tal forma que me senti sem coragem para sair do "vale dos lençóis"!
O certo é que a meio da manhã o vento acalmou e a temperatura ambiente subiria para bem perto dos 10 ºC., pelo que me decidi por uma voltinha a solo imediatamente após o almoço, uma espécie de passeio higiénico, só que de bicicleta!
Em jeito de aquecimento subi até ao topo da Marofa para depois me divertir um pouco pela "Via Sacra", que encontrei com muita água mas nem por isso menos agradável.
Na Marofa raramente estamos sozinhos. Um corropio constante de carros, muitos populares na procura\apanha de "miscaros", pedestrianos e outros curiosos fazem com que, independentemente da época do ano, nunca nos sintamos sozinhos por ali. E ontem não foi excepção.
Feita a Via Sacra dirigi-me até ao topo das serras da Freixeda e do S. Marcos onde encontrei uns trilhos simplesmente deliciosos. Então a descida do S. Marcos, sempre intimidante, ontem, mercê da passagem de veículos TT do pessoal da caça, mais parecia um estradão. Feita nos limites. Pura adrenalina. Chegado ao alcatrão tinha duas opções: Para a esquerda, em direcção aos Luzelos\Milheiro ou para a direita, até Penha de Águia. Virei em direcção a Penha de Águia e dali, pela Portela (caminho encostado ao cemitério), até Freixeda do Torrão onde apontei  à estrada municipal, de volta a Figueira onde cheguei já lusco-fusco.
A esta voltinha, feita vezes sem conta, chamo de " A Volta dos Tristes" e foi a primeira do ano.

Algumas imagens que fiz com telemóvel:


(Ao fundo a Serra da Marofa, fotografada do lado poente)


(Ao fundo, não visível, a aldeia "fantasma" de Colmeal e lá mais adiante o Bizarril)

(Na serra do S. Marcos, ao fundo a aldeia de Freixeda do Torrão)

(Penha de Águia, fotografada desde o alto do  S. Marcos)


 (Pormenor de "porta" de uma montaria - caça ao javali)

(Seguindo o rasto deixado por outros utilizadores de btt, devidamente identificados)


(Foi neste estado lastimoso que me apresentei em casa)


Podem visualizar o descarregar o TRACK do percurso aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário