segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Andando nas nuvens ...

No programa de ontem o que estava previsto era fazer uma daquelas voltinhas à moda antiga. Isto é saindo pela manhã, de mochila às costas com umas "sandochas" e algumas peças de fruta, regressando ao fim da tarde com alguns Km nas pernas e um "acumulado" já digno de registo.
Do "menu" constava o Percurso Longo dos "Trilhos das Amendoeiras" introduzindo-lhe apenas umas pequenas alterações de forma a evitar o mais possível a lama.
Bem longe estaríamos nós de imaginar os "momentos" únicos e as vistas que iríamos encontrar a longo de todo o percurso e que tornariam este Domingo irrepetivel!
Logo após o toque da alvorada deu p/ ver que o dia não iria ser fácil.
Se no perímetro da vila o sol raiava o mesmo não acontecia pelo vale do Douro, envolto em espesso manto de nevoeiro.
Nada que intimidasse meia dúzia de amantes da modalidade!

Os "carunchos" do dia foram:
                        Carlos Gonçalves
                        Carlos Russo "Ninja"
                         Luís Santos (Chapeiro)
                         Pedro Tondela "Tuna"
                         Tó Condesso
                         Paulo Moreira (Prof. que anda a fazer a recruta com a rapaziada!)

Pouco passaria das 9,00 horas quando saímos em direcção à Serra da Marofa onde não subimos. Até à "Ronca" seguimos o alcatrão. Seguiram-se as serras da Freixeda e do S. Marcos onde nos foi proporcionado ver todo o vale envolto em espesso manto de nevoeiro apenas "pintado" de onde em onde com pequenas "ilhas" correspondentes aos pontos mais elevados e que nos haveriam de proporcionar um espectáculo de difícil repetição.

(Freixeda do Torrão)

(O 1.º azarado do dia: Um "rasgo" no pneu da frente na bike do Tondela)

(Ao fundo Penha de Águia)

Até Penha de Águia apenas a assinalar um "rasgo" no pneu da frente da montada do Tondela prontamente resolvido com recurso a uma câmara de ar. De Penha de Águia até Freixeda do Torrão seguimos pela Portela (caminho junto ao cemitério). Em Freixeda do Torrão tomámos a direcção da capela de Santana seguindo, depois, pelo caminho que vai entroncar na EM Vale de Afonsinho\Algodres, que seguimos até Algodres. Aqui uma breve paragem no "Escondidinho" para reposição de calorias e hidratação.

De Algodres saímos em direcção ao norte por largo arruamento que nos conduz à capela de Santa Cruz (também conhecida por capela da Misericórdia), de puro estilo românico e "Fonte Cabeço", entrando no trilho da GR do Vale do Coa, que fizemos em boa parte até Castelo Melhor.
 A "Fonte Cabeço", de matriz romana exibe no topo do arco da entrada as armas reais invertidas. Curioso!
Pelo meio passagem por Almendra.
Em Castelo Melhor novo contratempo. A vitima, desta vez, foi o Luís, que viu um grande espinho "pregado" no pneu da roda da frente da sua montada.

(Fonte Cabeço - Algodres)

(Fonte cabeço - pormenor do topo do arco da entrada onde é visível o escudo real invertido )

(Em Castelo Melhor)

Após Algodres o nevoeiro foi-se dissipando transformando-se em nuvens altas. De tal forma que deu para contemplar toda a espectacularidade do vale do Douro Vinhateiro.
Em Castelo Melhor, em sentido ascendente, seguimos na direcção da capela de Santa Barbara., onde demos inicio à frenética descida que nos havia de conduzir até à desactivada estação ferroviária. Pelo meio uma sessão fotográfica.
É, quanto a mim, um dos locais mais bonitos de todo o Douro Vinhateiro.

(O "Ninja" em acção na frenética descida p/ o Douro)

(Em direcção ao Douro)

Após a descontraída sessão de fotografia que todos quiseram fazer o "Ninja" deu conta do GPS do Pedro Tondela no chão, caído do suporte sem que desse conta e já havia descolado a alta velocidade encosta abaixo. O que deu logo azo a umas ideias brincalhonas dos restantes.
Quando cheguei à estação já o rapaz enveredava pela subida à procura do dito GPS que ia no bolso do "Ninja".
Lá tivemos um pouco de "piedade" do rapaz!...
Na desactivada estação de Castelo Melhor nova pausa para reposição de calorias.
A passagem pela ponte ferroviária sobre a Ribeira de Aguiar gera sempre algum alvoroço na rapaziada.
Imediatamente a seguir à ponte nova sessão de brincadeiras com o "Ninja" a tentar trepar a rampa que dá acesso à Quinta da Granja.
Vejam a brincadeira na página pessoal do Facebook do Luís aqui.

Na Quinta da Granja  mais um "reforço" alimentar, agora de laranjas a que seguiu uma lavagem improvisada das bikes numa torneira\mangueira que estava mesmo ali à mão. A do Luís saiu de lá a brilhar, tal o esmero que pôs na acção!...

(Vestígios do "crime"!)

Nos Picões, depois daquela muito "loooonnnnga" subida de mais de 7 km desde o S. Cibrão, novo momento de descontração com o "Ninja" a brindar-nos com mais umas habilidades.

Em Escalhão nova paragem para "hidratação".

Até Figueira de Castelo Rodrigo pela ponte romana da Ribeira de Aguiar.

Chegada a Figueira pelas 16,30 horas com perto de 70 Km nas pernas e ... paisagens de cortar a respiração.

IRREPETIVEL!

Resumo do dia:
                  Distancia: +/- 67 Km
                  Subida: 1687 m
                  Descida: 1541 m
                  Velocidade média: 13 Km/h

Pode visualizar ou descarregar mais fotos aqui.

Pode visualizar ou descarregar o TRACK aqui.