terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PELO PARQUE NATURAL DES ARRIBLES DEL DUERO – PUERTO DE LA MOLINERA



O Parque Natural de Arribas do Douro (PNAD) é toda uma extensa área protegida, situada na orla do Douro no trecho fronteiriço com Portugal. É o correspondente ao português Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).
A característica mais destacada desta extensa área é a grandiosidade paisagística dos seus vales escarpados. Um palco natural artisticamente lavrado pelos cursos de água que os percorrem, caracterizados por acentuados desníveis até desembocarem no Douro.
Foi, pois, no coração desta área protegida que se desenvolveu a “voltinha” de ontem, há muito planeada mas só agora concretizada.
O “Puerto de la Molinera” é o troço rodoviário (ou tramo como dizem os vizinhos espanhóis) que une Lumbrales a Saucelle, em pleno PNAD, que fica a dever o nome à ponte que dá passagem sobre o rio Huebra, afluente do Douro e que é de uma beleza e espectacularidade indescritíveis, especialmente nesta época do ano, devido às quedas (cachón) de água do rio Camaces, afluente do Huebra e que todos podemos presenciar.
Ideia lançada e desenvolvida através da rede social Facebook.
Não foi difícil juntar um bom grupo de amigos em Barca de Alva, onde iniciámos esta aventura.
Contrariamente ao dia anterior o Domingo amanheceu baço e sob ameaça de chuva, o que não foi impeditivo para nenhum dos aventureiros que se havia proposto a realizar esta "voltinha".
A primeira grande contrariedade do dia foi mesmo o nevoeiro cerrado que encontramos em todo o vale do Douro e que se foi dissipando ainda pela manhã.
Saindo do cais fluvial de Barca de Alva pelo passeio pedonal junto ao Douro até à foz do rio Águeda, que transpusemos pela ponte internacional rodoviária e daí ao cais de Vega Terrón, já em território espanhol, seguimos as marcas da GR 14.1 - Senda del Agueda, entrando nos domínios de Valicobo (quinta) tendo a maioria solicitado de imediato a colaboração da "avozinha" para transpor o acentuado declive que era proposto até, pelo menos, ao caminho asfaltado que dá acesso ao casario. 
 A ideia inicial era mostrar a soberba vista que se obtém sobre o Douro e Barca de Alva, inviabilizada pelo nevoeiro que só muito lentamente se ia dissipando. Mas mesmo assim ainda houve quem fizesse umas imagens lindíssimas.


(Cais fluvial de Barca de Alva)


(Valicobo envolta em neblina)


(Preparando a saída - Cais fluvial de Barca de Alva)

O primeiro azarado dia acabou por ser o Paulo Coelho que ainda antes de transpor o Águeda já contava com um rasgo no pneu da frente da sua nova montada (que fazia aqui a estreia absoluta) e que por pouco não lhe inviabilizava a progressão!
Depois de ultrapassado o último portão de Valicobo a progressão fez-se até La Fregeneda onde continuámos a seguir as marcas da GR 14.1 até Hinojosa de Duero. Pelo meio a antiga ponte ferroviária da Rivera del Froya cujos pilares contornámos e onde nos deparámos com um trilho extremamente técnico, já conhecido, onde alguns poderam testar as suas capacidades ...
Em Hinojosa de Duero uma paragem técnica para hidratação e onde demos pela falta do Luís (chapeiro), que haveria de reaparecer na companhia do Carlos Russo e do Pedro Tondela. 
Antes de prosseguir serviu-me um "chá" quente!
Em Hinojosa seguimos as marcas da GR 14 - Senda del Duero, que nos haveriam de conduzir até às ruínas da igreja de San Leonardo, incendiada nos princípios do Sec. XVIII no decorrer das Guerras da Sucessão, e à "Puente el Ojo", sobre o rio Camaces, a caminho do "Puerto de la Molinera".
Antes de chegar à "Puente el Ojo" ainda andámos a saltar umas portaleiras e vedações de terrenos privados que poderíamos muito bem ter evitado se seguíssemos as marcas da GR ou o alcatrão que apareceu até à Ponte Nova sobre o mesmo rio, indo depois de encontro à ponte medieval a montante daquela.
 A "Puente el Ojo", de cariz medieval, para além de muito bem conservada, é lindíssima e as águas revoltosas do rio Camaces conferem-lhe, nesta época do ano, um encanto extra.

(Saindo de Valicobo)

Chegando a La Fregeneda)
(Rivera del Froya - La Fregeneda)

(GR 14.1 - Passagem sobre a Rivera del Froya - La Fregeneda)


(GR 14-1 - A caminho de Hinojosa de Duero)


(Paragem para hidratação em Hinojosa de Duero)


(GR 14 - Saindo de Hinojosa de Duero)


(Ruínas da igreja de San Leonardo)
(Puente el Ojo)

A partir da "Puente el Ojo" e até Saucelle o trajecto desenvolve-se quase sempre por "carretera", em plena "Molinera". Uns Km depois e eis que estamos no "Canchón de Camaces", um dos lugares maiores das arribas, que observámos através de miradouro e onde aproveitámos para fazer a foto de grupo. Este "cachón" dá inicio a uma rota de cascatas que se sucedem até à foz, sobre o Huebra e que só de longe podemos observar.
Numa sucessão de profundos vales, que vamos serpenteando em sentido descendente, chegamos ao "Puerto de la Molinera" sobre o  Huebra onde damos inicio a uma muito longa e penosa subida até Saucelle. 
Para além da beleza das escarpas o que aqui sobressai são os grifos, às dezenas, que nos vão sobrevoando em voos rasantes numa espectacularidade constante.
Em Saucelle novamente damos pela falta do Luis que, mais uma vez sai do trilho!...
De Saucelle até ao Douro as vistas são, para não variar, de uma espectacularidade única.
A partir da Barragem (Salto do Saucelle) e até Barca de Alva rolámos sob forte vendaval e ameaça de chuva que viríamos a apanhar de forma mais intensa já a caminho de casa.
Ao pessoal da Guarda que nos quis fazer companhia proporcionámos, com a colaboração do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, um banho no Pavilhão dos Desportos, a que se seguiu um lanche no bar "A Piscina", onde fomos muitíssimo bem atendidos e pudemos acompanhar a Victoria do SLB sobre o FCP por 2 a zero!

 (Canchón de Camaces)

(Deixando o miradouro do Canchón de Camaces)


(A ponte da Molinera)






(Pormenor de "La Molinera")
 (Panorâmica da Molinera, onde é visível o "Canchón" de Camaces)


 (Na subida p/ Saucelle os grifos apróximavam-se de tal forma que foi possível fazer esta habilidade!)

 (O grupo em Saucelle)


 (Esperando pelo Luís!)

 (Aproximação ao Douro, pelos acessos à Barragem de Salto)


 (Reagrupando junto à estrada que dá acesso à Barragem de Salto de Saucelle)

(Panorâmica do Douro Internacional)


 (Aproveitamento turístico das antigas habitações da Barragem de Salto)


(Entrando nos domínios do PNDI no acesso à E.N. 221)


 (O grupo no miradouro do "Canchón de Camaces")


 (Confraternização no bar "A Piscina")

Para eternamente recordar.
Vídeo da autoria de Agnelo Quelhas:




Resumo do dia:
Distancia percorrida: 67,3 Km
Subida: 1502 m
Descida 1506 m

 Gráfico de Altimetria:



Podem visualizar ou descarregar o TRACK aqui
(São disponibilizados dois percursos. A verde o alternativo, que foi o que nós percorremos)

Mais fotos AQUI

Nota: as fotos deste "Post" foram quase todas "roubadas" ao Agnelo Quelhas, que nos proporcionou uma soberba reportagem.


P.S. - De qualidade generosa e sabores profundos, o queijo de ovelha produzido artesanalmente em Hinojosa de Duero é uma outra forma de sentir o Douro. 
Elaborado a partir de leite cru de ovelha, com cura de um mínimo de dois meses, para o semi-curado, de cinco meses para o curado e de doze meses para o velho, pode ser adquirido na "feria del queso" que anualmente se realiza no inicio de Maio naquela pequena localidade salamantina. Não o provámos mas aqui fica a "deixa"!

2 comentários:

  1. Grande passeio, está à vista que foi de fotografar e pedalar por mais!
    A crónica também ajudou, mas as vistas são o típico por essas bandas.
    Espero que numa proxima possam aceitar "inscrições", ou penetras ou "aquelesQueSeFazemDeConvidados" !!!
    Sou fã de toda a zona douriense, FCR, Barca d'Alva.... e já há quase um ano que por aí não passo.

    Cumprimentos a todos, e boas pedaladas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste tipo de passeio somos todos penetras. Quando se lança a ideia é p/ todos os potenciais interessados verem. Se assim não fosse não seria publicitada. Aqueles que aparecem sem avisar arriscam-se às consequências, pois por norma é preciso programar banhos, lanche\almoço e, de vez em quando, transporte. Daí que haja alguma necessidade em fazer "inscrições". Mas quando quiseres aparecer bastar isso mesmo:aparecer, se avisares de véspera tanto melhor!

      Cumps bttisticos

      Eliminar