terça-feira, 27 de agosto de 2019

Até Mira com areia nas botas!


Costumo dizer, em jeito de brincadeira, que só faz praia quem não sabe fazer mais nada!
Eu como não consigo estar mais do que dois dias de papo para o ar, restam-me duas alternativas: Ou fico a ver passar os navios ou programo umas “voltinhas” de bicicleta.
Constituía objectivo desta rumar a sul até alcançar Mira, progredindo, sempre que possível, à beira-mar.
Com o QG (Quartel-General) montado na Praia de Barra, Ílhavo, era minha intenção aproveitar ao máximo as infraestruturas disponíveis, onde incluo as ciclovias e os passadiços.
Se bem que os passadiços, nesta época do ano, não são muito aconselháveis dada a grande afluência de veraneantes.
Até à praia da Vagueira nem precisei de consultar o GPS, bastando seguir o alcatrão!...
A partir daqui e enquanto houve terra firme, a progressão fez-se de forma decidida e rápida. 
Os verdadeiros problemas começaram a surgir quando me embrenhei na “Gandara”, zona caracterizada por dunas sedimentares, de formação muito recente, onde a progressão seria feita de forma apeada, por mais de 2 Km, até alcançar a barra de Mira, onde optei pelo alcatrão, pois já desesperava.
Após Mira penetrei na Mata Nacional, ou do que resta dela, pois era-me exibido todo um cenário desolador provocado pelos incêndios de 2017, com o objectivo de alcançar a Vala de Fervença, junto à povoação de Ermida, onde pretendia iniciar a pista ciclo-pedonal até à lagoa de Mira.

Quem por aqui passeia e usufrui das pistas ciclo-pedonais, sente de forma muito intensa as diferentes paisagens que vai atravessando, desde o oceano e orla costeira dunar, seguida por uma mancha verde florestal assente em dunas, retalhados campos agrícolas junto às povoações, diversos cursos de água e, sobretudo, as suas lagoas de água doce - a Barrinha de Mira e a Lagoa de Mira, em cenários paisagísticos únicos, que convidam à sua visitação.

Ficarão para a "estória" os cerca de 80 Km agora percorridos, onde o acumulado ascendente até foi insignificante mas que produziu em mim sensações como há muito não vivia.
 
É bem verdade: O marasmo nunca fez avançar o mundo!

Algumas imagens:


















Podem visualizar ou descarregar o TRACK aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário