quinta-feira, 13 de agosto de 2020

E o Douro Aqui Tão Perto (Pela Eco Pista do Sabor)


Já por aqui tinha andado noutras ocasiões (aqui) e as impressões não tinham sido as melhores.

Entretanto o Município de Torre de Moncorvo aditou-lhe mais 11 Km, promovendo a sua expansão até à margem norte do rio Douro, bem próximo do Pocinho e da sua barragem, procedendo, ainda, à limpeza dos restantes 24 Km.
E foi esta “nova” infraestrutura que fui visitar ontem, fazendo uso de um dia de férias, que se pretendia bem passado.
E as expectativas não saíram defraudadas.
O percurso agora adicionado desenvolve-se, todo ele, pela desactivada Linha do Sabor, que corre a meia encosta, até alcançar a sede do Municipio e de onde é possível observar o Douro em toda a plenitude, com especial destaque para os vinhedos da Quinta do Vale Meão e a foz do Sabor. 
Paisagem que impressiona pela sua beleza. 
Só por isto já vale bem a pena a deslocação.
Após Moncorvo a pista evolui por uns rolantes 24\25 Km, onde passamos pelas desactivadas estações de Larinho, entretanto convertida em serviço de cafetaria e onde é possível descomprimir um pouco e tomar uma bebida fresca, Carvalhal, Cabeço da Mua e Carviçais, onde, querendo, podem fazer um breve desvio até à pequena albufeira de Vale dos Ferreiros.

Terminada a eco pista, evoluímos por alcatrão, de encontro à EN 221 (cruzamento de Mogadouro), para acertarmos com o trilho que nos haveria de direccionar a Freixo de Espada à Cinta, onde somos sempre brindados com a soberba paisagem sobre a bacia hidrográfica do Douro Internacional, em especial a jusante de Mazouco.

Em Freixo passagem pelo núcleo histórico, seguindo-se-lhe ligação a Poiares, de onde partimos à procura da Calçada da Santa Ana, na confluência da Ribeira do Mosteiro e da estrada do Cândedo.

Não me vou alongar sobre o rol de emoções e sensações que se vivenciam nestes lugares mágicos pois já o fiz em “posts” anteriores (vejam aqui).

Bem coladinhos à margem norte do Douro, pela EN 221, alcançámos Barca de Alva, para enfrentar os últimos 20 Km da etapa, em ascendente, até Figueira de Castelo Rodrigo.

Voltinha que terminaria com o odómetro a indicar 94 Km, de puro btt, onde fomos confrontados com o sossego do Douro, a calma do Sabor, a beleza do Douro Internacional, a adrenalina da Calçada da Santa Ana e muita transpiração, em especial nos últimos 20 Km.

O meu "aplicativo" da Garmin indicou-me 2 089 m de D+, que se me pareceram um pouco exagerados!

Para corajosos do pedal!

Podem visualizar ou descarregar o TRACK aqui

Algumas imagens:



 (Pocinho - ponte rodo-ferroviária sobre o Douro)





 (Foz do rio Sabor)


(Torre de Moncorvo)


(Mazouco - Panorâmica sobre o Douro Internacional)


(Freixo de Espada à Cinta)


(Poiares . vista parcial)


(Maciço montanhoso da ribeira do Mosteiro, das calçadas de Alpajares e da Santa Ana)


(Calçada da Santa Ana)


(Barca de Alva)


(Com o Julio Canteiro - O "louco" que me acompanhou)

1 comentário:

  1. Espetáculo. Gostei de ver Carlos, ainda tens tempo para cuidar do blogue. Fazes bem em lembrar no facebook, porque senão o pessoal esquece de lá ir dar uma vista de olhos de vez em quando. Boas pedaladas. Forte abraço.

    ResponderEliminar